Foram encontrados 93 registros para a palavra: Ilha do Fogo

Usuários da Ilha do Fogo promovem mutirões de limpeza

Uma iniciativa de frequentadores da Ilha do Fogo tem recebido o apoio da Prefeitura de Petrolina. A proposta é que os usuários se reúnam mensalmente para realizar mutirões de limpeza no espaço. O primeiro mutirão aconteceu no último final de semana. A ação tem o objetivo de somar os trabalhos de limpeza, realizados semanalmente, pelo governo municipal e conservar a limpeza, além de alertar aos demais frequentadores sobre a necessidade da preservação e sobre a conscientização de que é melhor prevenir para garantir a preservação do balneário.

“A iniciativa foi muito proveitosa e de grande abrangência, demonstrando que a responsabilidade sobre a limpeza da Ilha é tanto da gestão, como da consciência dos frequentadores”, avalia Iuric Pires, secretário-executivo de Turismo. A ideia foi parabenizada e apoiada por representantes da sociedade civil, como Rodrigo Rodrigues, que enalteceu a iniciativa dos frequentadores. ..

"O São Francisco agoniza da Nascente a foz", diz pescador

A vida do povo e do rio São Francisco foi foco da análise de conjuntura a partir da visão dos ribeirinhos/as e pescadores/as apresentada no II Congresso Nacional de Pescadores e Pescadoras da Bacia do São Francisco. O evento aconteceu de 1º a 03, na Ilha do Fogo, entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), reunindo cerca de 500 pescadores/as de toda e extensão da Bacia, além de movimentos e entidades sociais ligada a atividades pesqueira.

"O São Francisco agoniza da nascente a foz... a realidade do rio vem piorando", diz o pescador e representante do Movimento dos Pescadores do Alto São Francisco, Josemar Durans. Foi nesse tom que a voz dos/as representantes dos/as pescadores/as de cada região da bacia ecoou a atual situação do Velho Chico e dos profissionais que vivem da pesca artesanal ao longo do leito do Rio. A conjuntura atual da região do Alto, apontada por Josemar, é de falta de investimento em Saneamento, já que o esgoto adentra o rio sem nenhum tratamento, o envenenamento do Rio por meio de agrotóxicos e resíduos das indústrias, além do avanço na implantação de projetos de irrigação. Outros impactos apontados são o avanço do agronegócio, e como o hidronegócio vem retirando os territórios dos ribeirinhos e da classe trabalhadora em nome de um modelo de desenvolvimento que não contribuem com a vida do rio e das pessoas. Uma realidade não somente do alto, mas de toda a bacia como apontaram, posteriormente, os/as pescadores/as...

Agenda Cultural: Ilha do Fogo será palco de música e poesia neste sábado

Neste sábado (02), durante a programação do Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco, que acontece na Ilha do Fogo, o artista Paulo Matricó fará uma apresentação da sua musicalidade e poesia ao público. O show começa às 21h e é aberto a comunidade. “Eu me identifico muito com a população rural. A minha música e a minha poesia são estremamente rural e eu tenho muito orgulho de dizer isso. Espero todos neste momento de cantoria”, disse o artista em entrevista ao programa Geraldo José desta sexta-feira (01). 

CONHEÇA PAULO MATRICÓ..

Pescadores e pescadoras artesanais do São Francisco estão reunidos/as até domingo na Ilha do Fogo

Na manhã desta sexta-feira (01), cerca de 500 pescadores e pescadoras artesanais dos diversos estados que compõem a Bacia do São Francisco saíram em caminhada da praça da catedral de Juazeiro (BA) até a Ilha do Fogo, na divisa com Petrolina (PE), onde permanecem até o próximo domingo (03). As/os ribeirinhos participam de um Congresso que traz como tema “Grito do Rio e seu Povo na busca do Bem Viver!”.

A abertura do Congresso foi um momento para chamar atenção da população local para a luta dos/das pescadores/as, o que não se desvincula da defesa do Rio São Francisco. Com discursos, faixas, gritos de ordem e música, as/os militantes expressaram suas angústias, reivindicações e conquistas. Para o pescador Geraldo Dias, de Casa Nova (BA), é importante receber aqui na região companheiros/as de outros estados que, segundo ele, estão sofrendo as mesmas dificuldades devido a degradação do rio. Segundo o pescador, que é conhecido como Geraldo Cari, o grito dos/das pescadores/as do Vale do São Francisco é pra que “acabasse com os agrotóxicos, acabasse com os esgotos que caem no nosso rio, acabasse com a baixa do Lago de Sobradinho, que tá tirando todo sustento nosso”...

Prefeitura de Petrolina reabre a Ilha do Fogo para a população

A Ilha do Fogo, balneário localizado entre as cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, já pode ser visitada pela população de ambas as cidades. A ilha, que estava fechada desde o dia 20, precisou ser interditada para processo de retirada de um enxame que causava riscos a banhistas e frequentadores.

A intervenção, coordenada pela Prefeitura de Petrolina, foi finalizada através de parceria da gestão municipal com Corpo de Bombeiros e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). De acordo com os responsáveis pela ação, os insetos foram retirados do local, sem a necessidade de exterminá-los. "Tudo aconteceu de maneira a resguardar a segurança da população mas também a vida das abelhas, que são nativas daquela região. Precisamos promover a consciência de que homem e natureza podem conviver harmoniosamente", avalia Iuric Pires, secretário-executivo de Turismo.  

A secretaria ressalta que o isolamento da Ilha do Fogo foi necessário para a segurança dos banhistas, ambulantes e servidores da Guarda Municipal. Os trâmites para conseguir apoio e buscar uma solução que preservasse, também, as abelhas foi demorado devido a falta de disponibilização de alguns apicultores – que a pasta de Turismo entrou em contato – para realizar a remoção. ..

Prefeitura de Petrolina inicia remoção de abelhas na Ilha do Fogo

A Prefeitura de Petrolina iniciou nesta terça-feira (29) o processo de retirada do enxame que ocasionou o fechamento, temporário, da Ilha do Fogo. A ação, coordenada pela Secretaria-Executiva de Turismo, conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e a mestra Eva Mônica, professora do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Após articulação com órgãos de segurança e resgate, a pasta de Turismo do município conseguiu parcerias com a professora mestra, Eva Mônica, especializada em apicultura e meliponicultura  e o Corpo de Bombeiros. A operação envolveu também dois estudantes de Zootecnia e Engenharia Agronômica da Univasf, o subcomandante, Major Weltman, tenente Almery  Edmário,  cabo Luna e soldado Geusicarlos...

COLETIVO DA ILHA RECLAMA REABERTURA DA ILHA DO FOGO

Os membros do Coletivo da Ilha Léo Miranda e Ênio Silva compareceram ao programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta terça-feira (29) com objetivo de reclamar da Prefeitura de Petrolina, atualmente responsável pela administração da Ilha do Fogo, a retirada do enxame de abelhas que assustou os banhistas acerca de 13 dias e a consequentemente reabertura do balneário para deleite dos banhistas das duas cidades.

“Temos sido parceiros da gestão na efetivação de ações na ilha, mas é inconcebível a demora para solução deste problema. A gente entende a tentativa de preservar a segurança dos banhistas, no entanto, a demora nos faz pensar em má vontade” especulou Ênio Silva...

Ilha do Fogo segue temporariamente fechada para banhistas após incidente com abelhas

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Turismo, comunica que a Ilha do Fogo continuará fechada temporariamente até que o processo de retirada do enxame de abelhas, localizado na parte superior da ilha, seja concluído por profissionais.

A Secretaria de Turismo entrou em contato com apicultores da região para verificar o que pode ser feito para que não ocorra, novamente, ataques das abelhas contra banhistas e visitantes do balneário. A Prefeitura de Petrolina tem priorizado a remoção das abelhas de forma responsável, sem utilizar o extermínio das mesmas e devido o feriado prolongado a excisão foi adiada para a próxima semana...

Ilha do Fogo deve receber mais de 500 pessoas durante Congresso dos Pescadores Artesanais da Bacia do São Francisco

A Ilha do Fogo deve receber cerca de 500 pescadores e pescadoras artesanais durante um congresso sobre a atividade pesqueira artesanal da Bacia do São Francisco. O evento acontece entre os dias 1 e 3 de abril. O tema do Congresso é  "Grito do Rio e seu Povo na Busca do Bem Viver!" O tema escolhido para o Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco deixa claro a proposta do momento: os povos querem o São Francisco vivo!

Em carta convocatória para o Congresso, os organizadores evidenciam o aceleramento do processo de morte do Velho Chico. O incentivo do governo ao agro e hidronegócio, as barragens, a transposição e a privatização dos corpos d'água são algumas das ameaças apontadas ao São Francisco. "Os peixes diminuem em quantidade e em qualidade e as comunidades pesqueiras vêm perdendo seus territórios tradicionais e direitos já conquistados. As nascentes do Rio São Francisco se encontram em processo crescente de extinção. Na sua Foz o mar avança para dentro do rio", denuncia a carta...

Ilha do Fogo é fechada temporariamente para banhistas

Nesta segunda-feira (21) e terça-feira (22) a Ilha do Fogo estará fechada para acesso de banhistas. A medida foi adotada pela Prefeitura de Petrolina, numa ação conjunta das Secretarias Executivas de Turismo; Ordem Pública e Segurança Cidadã, além da Guarda Municipal. De acordo com o secretário-executivo de Turismo, Iuri Pires, a ação visa garantir a segurança da população.
 
A decisão do fechamento acontece após banhistas serem atacados por abelhas dentro do balneário, o fato foi registrado neste domingo (20). Segundo guardas municipais, que faziam a segurança do local, o ataque dos insetos aconteceu logo após um enxame localizado na parte superior do balneário– próximo ao cruzeiro – ter sido alvo de ação dos visitantes da Ilha. 
 
O secretário de Turismo, Iuric Pires, autorizou fechar os portões da Ilha do Fogo para que um técnico em apicultura verifique o local e tomem as medidas necessárias para evitar novos incidentes. É preciso ressaltar que a Ilha do Fogo é o habitat natural de abelhas e outros animais e que  a população tenha consciência e mantenha uma melhor convivência com o meio ambiente. ..

Prefeitura de Petrolina dispõe espaço da Ilha do Fogo para Congresso dos Pescadores da bacia do Rio São Francisco

 
Segunda-feira (1), a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Turismo, reuniu-se com conselheiros e representantes da Pastoral dos Pescadores,  para discutir  a realização do II Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco no espaço na Ilha do Fogo.
 
Com o tema "Grito do Rio e seu Povo na Busca do Bem Viver", o evento acontecerá  do dia 01 a 03 de abril de 2016. Na programação do congresso haverá 10 oficinas com temáticas voltadas aos pescadores sobre a preservação e revitalização ao Velho Chico e a conscientização sobre a legalidade da pesca artesanal, discutindo o período de pesca e o tamanho dos peixes.
 
A conferência possui a contribuição do prefeito, Julio Lossio, Secretaria Executiva de Turismo e entidades de apoio. Estima-se que o evento contará com mais de 500 pessoas como pescadores, ONGs e convidados pelo Conselho Pastoral.
 
 Para a conselheira  da Pastoral dos Pescadores, Rizoneide Gomes de Queiroz, o encontro apresentará – aos pescadores – uma nova forma de olhar para a  bacia do Rio São Francisco. "Precisamos dar atenção ao rio que proporciona geração de renda aos pescadores que vivem da pesca artesanal", alerta Rizoneide Gomes. 
 
Para o secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires, o objetivo do congresso é válido e necessessário. "Será um evento de grande importância para os pescadores. Somos agraciados pela beleza do Rio São Francisco e é a nossa obrigação cuidar do nosso Velho Chico", expõe o secretário Iuric Pires.
..

Ilha do Fogo ganha limpeza após festas de final de ano

Logo na primeira segunda-feira de 2016, a prefeitura de Petrolina através da secretaria de Infraestrutura, deu início ao mutirão de limpeza  para recolher o lixo acumulado durante a festa de réveillon na Ilha do Fogo. Cerca de 20 garis recolheram garrafas, copos plásticos, latas, entre outros resíduos que estavam espalhados na areia da ilha e em seu entorno.

Além da ilha, as equipes realizaram a limpeza de outros locais que receberam a festa da virada, como a Orla de Petrolina e todo o centro da cidade, que recebeu um número expressivo de pessoas...

Guarda Municipal apreende homem com 88 gramas de maconha na Ilha do Fogo

Domingo (03), a equipe da Guarda Municipal de Petrolina, ao realizar rondas e abordagens pela área da Ilha do Fogo - prática constante da segurança do local abordou e apreendeu um homem que portava 88 gramas de maconha. Durante a abordagem houve resistência, sendo necessário o uso de dispositivo elétrico incapacitante para deter a ação do abordado. Logo após comprovação do porte da droga, o rapaz foi apreendido pela Guarda Municipal, que acionou uma viatura da corporação, conduzindo desta forma o indivíduo, identificado como Davi Martins do nascimento, 25 anos, da Av. Edésio Santos, Juazeiro-BA para a Delegacia de Polícia Civil, que estava de plantão para as devidas providências.

De acordo com o secretário Segurança Cidadã, e gestor da Guarda Municipal, Jenivaldo Santos, "Todas as ações da Guarda, vem amentando a quantidade de entorpecentes apreendida no local, assim como a condução de indivíduos encontrados em condutas ilegais a Delegacia de Polícia Cívil", pontuou. "Essas ações também vem proporcionado aos frequentadores da ilha um espaço mais saudável, seguro e livre das drogas. Prova disso, é que a quantidade de frequentadores só tem aumentado o que eleva mais ainda mais a responsabilidade e o desafio para a corporação da GM.", concluiu o secretário."..